A prevenção da Leishmaniose Visceral é fundamental para
proteger a saúde humana e canina.
A Leishmaniose Visceral é uma doença causada por um protozoário do gênero leishmania , que é transmitido pela picada do mosquito-palha. O cão infectado pode apresentar a doença ou pode se tornar um reservatório.
Tanto o cão doente (apresenta sinais clínicos da doença) quanto o reservatório (não apresenta sinais clínicos da doença) podem infectar mosquitos-palha e por meio deles disseminar o agente causador da doença entre outros cães e até entre humanos.
- Manter seu cão sempre com a coleira Scalibor®, que é inseticida e repelente. Estudos de campo comprovam que, em áreas endêmicas onde os animais usavam Scalibor®, houve diminuição da incidência da doença em seres humanos além da diminuição da prevalência em cães.*
- Manter o quintal livre de folhas, frutas em decomposição e fezes de animais. O mosquito palha se prolifera em matéria orgânica.
- Procurar passear com seu cão durante o dia, pois o mosquito transmissor é mais ativo ao entardecer e à noite.
- Usar telas em portas e janelas.
* Uso de coleiras impregnadas com deltametrina a 4% no controle da leishmaniose visceral americana. Camargo-Neves VLF, Rodas LAC, Pauliquévis Jr C. Fonte: Boletim Epidemiológico Paulista 1(12), 2-7. Ano: 2004. Proteção de cães contra picadas de flebótomos através do uso de coleiras à base de deltametrina 4% para controle da leishmaniose canina. KENDRIKC K. et.
Veja onde comprar Scalibor® para o seu melhor amigo.
Siga nossas redes sociais: